SP – DRAMATURGIA INFANTIL




Paulo Franco de Camargo se escreveu e foi aprovado no curso de Difusão Cultural – SP ESCOLA DE TEATRO NA FORMAÇÃO ARTES DO PALCO.

O curso é Laboratório de Dramaturgia Infantil orientando pelo roteirista e escritor FLAVIO DE SOUZA.
FLAVIO DE SOUZA: Já trabalhou  como tradutor de histórias em quadrinhos, ilustrador, ator (de teatro, filmes de publicidade, cinema e televisão) e diretor de teatro e cinema. Escreveu livros (“Chapeuzinho Adormecida no País da Maravilhas, Livro do Ator,.”), peças de teatro (“Fica Comigo Esta Noite”, “Sítio do Pica-Pau Amarelo – o Musical”), shows, letras de música, roteiros de cinema (“Abracadabra”, entre outros), criou e roteirizou programas de televisão (“Castelo Rá-Tim-Bum”, “Mundo da Lua”, “Sai de Baixo”, Xuxa, entre outros).


Objetivo do Curso era dar noção de elaboração de textos de literatura infantil até roteiros de televisão, especificando para as crianças. Que por meio de laboratório e de muito exercício pratico e auto-avaliação. Noções que sejam a dramaturgia e seus elementos – descrições, personagens, diálogos, história. Exercícios práticos de escrita, gerais e específicos.


O curso é maravilhoso, pois por meio de treino e pesquisa pode elaborar textos para as crianças, isso me fez ter uma visão da importância da escrita e principalmente para as crianças.
Lembro que uma das praticas foi escrever no escuro ao som de uma musica clássica, isto auxilia muito na abordagem da imaginação e criatividade.


 Este curso ajudou na elaboração de roteiros e ter ideias que na verdade a história está na nossa frente na nossa vida, basta escreve-lo! E o melhor está na frente dos roteiristas monstros consagrados da televisão e das crianças, pois quando eu era pequeno fui um dos públicos que mais aplaudiu seu trabalho Castelo RáTim-Bum. e tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente - como ele mesmo diz no livro do Ator: "Os Monstros sagrados são aqueles artistas com mais experiencias e vivencias" - É isso que eu acho dele, um monstro sagrado.


Paulo Franco de Camargo