PALAVRA DO PROFESSOR


A palavra do professor é uma página com dicas para outros docentes sobre planos de aulas, artigos acadêmicos e textos de aprimoramento. Aqui eu compartilho minhas experiências na área da educação.  E principalmente o mais importante como lidar com situações cotidianas e saber superá-las. 




O Uso da Letra H em horas.

Muitas vezes deparei com a utilização dessas letras em horas em alguns documentos, estágios de relatório de faculdade, cartas de professores. Escrito de forma incorreta, aqui seguem algumas dicas:

H
 - h

                 Símbolo de Hidrogênio.                 Abreviaturas de Horas.

É incorreto escrever:

5H.   5 Hrs. 5hrs. 5HS.  5hs.

CORRETO É:

5h.




Por que / Por quê / Porque ou Porquê?


Na nossa vida, as vezes deparamos com situações que fazem parte do nosso cotidiano, são dificuldades na escrita, um deles que mais utilizamos e que nos geram dúvidas são o uso dos porquês, entenda em quais situações utilizar cada um. Com a análise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito desse assunto.

Por que

Tem dois empregos diferenciados:

Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinidoque, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:

Exemplos: Por que você não foi jantar comigo? (por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)

Por quê

No final de frase, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.


Exemplos: Vocês não foram ao cinema? Por quê?
Andar a pé, por quê? Vamos pegar um ônibus.
Porque

É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.

Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois)
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)

Porquê

É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque que
ro estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão).



Dicas de apresentação ao público.


Aqui está presente dicas para a presentação em seminários, ao público, palestras, aulas e coisas relacionadas ao tema, está em tópicos abaixo.


  • O que define um bom projeto não é a quantidade de ferramentas.
  • Tenha energia e energize o grupo.
  • Jamais confronte o grupo.
  • Esbanje auto-confiança, mas sem ser arrogante. Haja naturalmente.
  • Saber lecionar é ser comunicativo.
  • Tenha postura. Coluna reta e relaxada, ombros pra frente, peso do corpo balanceado, joelhos levemente flexionados.
  • Na hora de fazer uma apresentação, sempre saiba fazer gestos e movimentos. Fique sempre próximo ao público.
  • Movimente-se com propósito, use gestos para enfatizar ou explicar algo. Nas expressões faciais seja natural, sem mostrar ansiedade ou nervosismo, ajuda a criar empatia com os participantes.
  • Olhe nos olhos das pessoas, mas procure distribuir olhares de maneira natural, para todos, mas não intimide.
  • Tenha controle de voz, seja claro, ritmo, volume.
  • Conheça o público que vai trabalhar. Quem são essas pessoas, quais áreas, o que elas já sabem? Veje tudo isso. Tenha um objetivo.
  • Por que o público deveria se interessar pelo que você apresentará?
  • Ganhe a atenção de todos logo no começo.
  • Ao falar tenha criatividade. Uma linguagem apropriada ao público.
  • Abuse da didática, e ao terminar veja se os participantes chegaram ao ponto de entendimento.
  • Crie empatia com o público, traga exemplos e experiências, cada pessoa tem seu ritmo, não esponha ninguém.
  • Mostre que você está ali para facilitar.